Atividades e Agenda

Confira a agenda do Zürich Zen Center e pratique conosco de forma presencial ou online.

Orientações para as Práticas

Sangha é um termo tradicional para Comunidade de praticantes. Formalmente, é a Terceira Jóia no Budismo, juntamente com Buddha e Dharma. A participação nas atividades do Zürich Zen Center é aberta a todas as pessoas interessadas, sem distinção ou discriminação de qualquer natureza.

A participação nas atividades do Zürich Zen Center é aberta a todas as pessoas interessadas sem distinção ou discriminação de qualquer natureza.
Sugerimos que pessoas sem experiência prévia em práticas meditativas façam contato com antecipação, de modo a receberem orientações específicas: zurichzencenter@gmail.com
Exceto quando houver referência explícita, a participação em nossas atividades ocorre através de doação financeira voluntária na prática da Generosidade (Dana Paramita), com o objetivo de auxiliar na manutenção do Espaço de Prática e como manifestação de gratidão pela possibilidade de compartilhar o Aprendizado e os Ensinamentos.

A participação de qualquer pessoa que aspire praticar de forma sincera independe da sua contribuição financeira. Quando há valores sugeridos, referem-se à colaboração para viabilizar o evento. Sinta-se à vontade para expressar suas possibilidades de participar, em termos de apoio material. A doação fundamental tomará a forma da gratidão que expressamos por ter acesso às práticas e ensinamentos que enriquecem nossas vidas com sabedoria e compaixão.   

Programas e Projetos

Confiamos no poder da colaboração, do tecer em rede. Por isso, as iniciativas do Zürich Zen Center estão abertas a parcerias, nutrindo as sementes de uma ampla comunidade, em benefício de todos os seres.

Aqui anunciaremos os programas nos quais gostaríamos de estabelecer conexões e parcerias para difundir os efeitos de nossas motivações e ações.

Quiet Happy Hour / Now

Prática meditativa breve e partilha dialógica com foco no cultivo da lucidez, realizada às 6as.feiras ou antes de pausas na rotina de atividades das pessoas.

Templo vivo dos 108 seres

Projeto de uma estrutura viva, formada por 108 árvores, observando critérios técnicos respeitosos ao local no plantio. Referência a elementos dos Ensinamentos básicos na seleção das espécies e disposição/posicionamento das árvores no ambiente. Proposta de “templos vivos” em cada Centro de Prática, com a possibilidade de ajuste do número de árvores ao espaço disponível, formando “florestas do Darma” (3, 6, 8, 18, 108, 648, 11.664…) 

Colméias habitacionais (Favos da Sanga)

Projeto parametrizável de estruturas habitacionais individuais ou coletivas, com desenho e proporções baseadas nos favos de abelha, e dimensões em acordo com a referências das Tiny-Houses (micro-casas)

Web-aulas colaborativas

Oferecimento de web-aulas breves sobre temas específicos, com participação aberta mediante doações em benefício de causas e insituições definidas dialogicamente pela comunidade participante, com referências da sócio-economia solidária. 

Medita-ação

Atividades meditativas em movimento e serviço, focadas no bem-estar individual e coletivo, saúde sistêmica e equilíbrio corpo-mente. Exemplos: Yoga, Danças Circulares, Aikido, Arqueria, Culinária vegetariana e vegana, caminhada e corrida meditativa.